segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Bom dia!
Relatando um pouquinho sobre a experiência que o GCEE teve na Maratona de Eficiência Energética 2012, que este ano aconteceu em Pinhais-PR, do dia 24/07 a 27/07:


Terça-feira - Primeiramente, o ônibus em que viajávamos estragou em Matelândia, tivemos que esperar vir outro ônibus de Foz para continuar a viagem. Com isso, chegamos em Pinhais às 12:30h de terça-feira.  Na mesma noite o protótipo a gasolina (o que foi para Houston) passou pela vistoria e foi reprovado pela comissão por não apresentar um sistema de direção rotativo e sim um sistema por manches.

Quarta-feira - No segundo dia foi decidido alterar o carro a álcool para gasolina, fazer uma marcar e depois colocar o motor do carro de Houston no mesmo carro para correr como álcool, alternativa aceita pelos vistoriadores, pois assim caracterizaria outro carro. Assim, o carro a gasolina foi para a pista para sua primeira tentativa, largou bem, porém começou a apagar e na segunda volta parou, a causa foi a falta de uma entrada de ar no tanque de combustível o que com o consumo de gasolina gerou vácuo na parte de cima do tanque e dificultou o carburador puxar a gasolina.
Decidiu-se no final de tarde arranjar uma saída alternativa para o carro de Houston modificando o sistema de direção para rotativo, uma tarefa difícil e trabalhosa. Neste mesmo dia, conseguimos adiantar bem o trabalho, o carro a gasolina foi arrumado e testado, foi praticamente terminada a direção do carro a álcool e o elétrico terminado e também testado.
Quinta-feira – Conseguimos fechar a segunda tentativa de prova do carro a gasolina. Porém, com muitos imprevistos e com ventos fortes fizemos a marca de 174km/l, abaixo da expectativa da equipe.

Carro elétrico aprovado na vistoria. Foi para a pista e completou um pouco menos de uma volta (940 metros) e parou. Problemas: usamos um motor novo que consumia muita corrente, acima do que esperávamos, tivemos grandes problemas na transmissão, e por ultimo, o cabo de freio enroscou na roda quando começou a prova.
O carro a etanol, com a direção modificada, foi aprovado na vistoria mas não conseguimos fazê-lo funcionar.

Sexta-feira – Corremos com os três protótipos debaixo de chuva.
O carro a gasolina deu duas voltas e parou por um problema na transmissão.
Após muita correria para modificar o carro a gasolina para o carro etanol, o carro etanol entrou em pista. Após 9 voltas, com um bom rendimento, apesar da pressão do combustível estar muito baixa, a bateria do carro descarregou. A marca não foi validada, por não completar as 12 voltas mínimas exigidas.
O carro elétrico só andou 30 metros e parou por um problema na transmissão e na redução. 
Em resumo: Na classificação geral, ficamos em quinto lugar na categoria gasolina, dentre os 18 inscritos. Também em quinto na categoria etanol, dentre os 10 inscritos, apesar de não termos completado as 12 voltas mínimas. E não sabemos ainda a classificação exata do carro elétrico.
Apesar de todos os problemas apresentados, do cansaço, e de não termos conseguido nenhuma premiação, a experiência desta Maratona foi de extrema valia para toda a equipe. Aprendemos muita coisa, deu para analisar o que falhou e os pontos que precisamos melhorar para o ano que vem. 


Agradecemos a todos que nos apoiaram e nos incentivaram até o último instante, e agora a equipe do GCEE volta mais unida, com muitas ideias novas e muita garra para continuar se esforçando para os próximos desafios.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Diário de Bordo 1 #Maratona Nacional (Curitiba)

E agora mais um desafio para o GCEE : Maratona Nacional da Eficiência Energética !


No dia 23/07 (segunda-feira) , por volta das 23:00 horas,partimos com destino a Pinhais,Curitiba. Os 20 integrantes,levavam na bagagem todo seu esforço ,dedicação e comprometimento com o projeto. Além dos carrinhos,é claro hehe. Dentre eles,10 eram os novos integrantes da equipe,que haviam passado pelo teste seletivo recentemente.


Por volta de 01:00,nosso ônibus parou em Matelândia e,apresentava alerta de alta temperatura no motor, rompimento de uma mangueira de água. Como não havia uma forma de ser reparado naquela hora,tivemos que aguardar um outro ônibus. 
     Demorou mas,chegou!!


As 03:30 o novo ônibus chegou ,repassamos as bagagens e logo em seguida seguimos nossa viagem!! Todos cansados mas,entusiasmados e ansiosos para a maratona.


Enfim,por volta de 12:30 estávamos lá : Kartódromo Raceland, em Pinhais,Curitiba! E,nos deparamos com o novo. Diferentemente da competição do ano passado,não ficamos em boxes e,dividimos um espaço só ,com todas as universidades participantes.


Essa Maratona contava com novos patrocinadores e um nível muito maior. A vistoria era feita por uma empresa terceirizada; a Discovery Turbo cobriu  todo o evento ,sem contar que ela escolheu 2 dos nossos carros (dentre os 9 que ela iria escolher) para aprofundar mais na matéria. Isso já era uma vitória pro GCEE!


Ainda no mesmo dia,trabalhando nos carros, por volta da 20:00,levamos o carro a gasolina ( o de Houston) para a vistoria. Para nossa surpresa,nosso carro não foi aprovado. Ele possuía um sistema de direção por manches. E a competição exigia uma direção rotativa. Não esperávamos algo parecido.Pelo menos não por esse motivo. 


Mudar o sistema de direção naquele momento pareceu impossível . Precisávamos de material ,máquina de solda..enfim,o que não tínhamos ao nosso alcance lá. Então,naquele momento,foi sugerido usar o carro flex. Assim que corria o etanol,mudava-se para o gasolina porém teríamos que trocar todo o sistema e,não só a mangueira de combustível mas,sim o motor! Era uma saída.Desafiadora.


Após a vistoria,voltamos ao nosso espaço,um pouco decepcionados com a desaprovação do carro. Além disso,não podíamos ficar no kartódromo para trabalhar até mais tarde. Porque a partir do segundo dia fechavam o espaço por volta das 19:00. Tivemos que nos virar quanto a isso,pois assim como todas as equipes,precisávamos trabalhar nos carros.


Com certeza ,esse primeiro dia foi desafiante. O diferencial estava na postura diante destas situações e,a equipe mantinha seu foco.



quinta-feira, 14 de junho de 2012

GCEE na Panorama Home Center


Nesta sexta e sábado, dias 15 e 16 de Junho, o GCEE estará com um stand montado na Loja Panorama Home Center expondo o protótipo que foi à Houston participar da Shell Eco-Marathon. A Panorama está localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, número 3312.

terça-feira, 12 de junho de 2012

GCEE no III Fórum Brasileiro de Energia

Todos os direitos reservados (C)
 
                Entre os dias 11, 12 e 13 de Junho, ocorre em Foz do Iguaçu o Terceiro Fórum Brasileiro de Energia. Organizado pelo Instituto Venturi para Estudos Ambientais, o evento busca contribuir para a criação de um ambiente que promova relações comerciais sustentáveis, incorporando a difusão de políticas e programas que visem o uso eficiente dos recursos energéticos e suas formas alternativas. E o GCEE não poderia ficar de fora.
                Um stand do grupo foi montado no centro de eventos do Hotel Viale Cataratas, onde ocorre o evento. Trata-se de uma oportunidade especial de divulgar o projeto, demonstrando quanta inovação foi alcançada durante seu desenvolvimento e realização, além de destacar o objetivo principal do grupo, que é construir protótipos com o intuito de viabilizá-los como carros-conceito.

Para mais informações, acesse o site do evento.

PS: Nosso protótipo finalmente chegou de Houston. Agora os trabalhos recomeçam para o Nacional, que este ano ocorre em Pinhais, no final de Julho.

sábado, 19 de maio de 2012

GCEE na TV

Após um tempo na inércia, o blog do GCEE volta a receber atualizações. Nosso convite é pra você de Foz e região ligar a tv na Rede Massa, amanhã, às 10h pra ver mais uma reportagem do Grupo. Não vai perder!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Diário de bordo: GCEE em Houston #5 - Portas abertas para o futuro!

Bom dia pessoal!



 Após quatro dias de muito trabalho e esforço, MUITOS problemas, conseguimos, na última chance possível, terminar as 10 voltas necessárias para uma tentativa. E não foi só isso, foi com o motor falhando, a correia estourada, bateria acabando, a Natália (pilota) com vários hematomas e dores de tanto puxar a corda da ignição. Na última volta, devido às irregularidades da pista e da velocidade, um parafuso da sustentação do motor afrouxou e, com isso, o motor saiu um pouco do alinhamento. Na sequencia, a transmissão ficou forçada e estourou inteira, e a Natália conseguiu terminar a última volta na "banguela"!




Foi praticamente um milagre, e acompanhado de muita festa e gritaria por parte de todas as equipes brasileiras o GCEE e a UNIOESTE, junto com todos que apoiaram o projeto, conseguiram participar da Shell eco-Marathon Americas 2012!




Muitos não achavam possível quando decidimos, no começo de Dezembro, vir pra cá. Ainda não tínhamos dinheiro e muito menos um projeto de carro. Tudo isso foi feito a partir de um grupo que realmente aprendeu que não vale a pena perder tempo pensando se é possível ou não, mas sim, agir em busca dos objetivos contando sempre que as pessoas em volta, do PTI, ITAIPU, UNIOESTE, empresas da cidade e principalmente nossos amigos, pais e família têm capacidade e vontade de nos dar o suporte necessário para que possamos mostrar do que somos capazes!



O Brasil tem muito a oferecer para fora, com ênfase em engenharia! Todos aqui se surpreenderam com nosso carro, com o sistema programável de injeção eletrônica, com nossa forma de pressurização de combustível e com a forma que lidamos com o projeto. Surpreendemos eles com o nome da cidade para todos os boxes e equipes, através dos kits que montamos em parceria com a Prefeitura Municipal e do Iguassu Convention & Visitors Bureau, e eles ficaram tão felizes com isso que o diretor geral do evento, durante e cerimônia de premiação nos parabenizou pela iniciativa e pela forma como nos relacionamos com a nossa terra. Muitos deles já planejam vir pro Brasil de agora até a Copa e, com certeza, vão para Foz do Iguaçu!
Ficamos em quinto lugar na categoria ethanol, com aproximadamente 150km/L, bem abaixo do nosso recorde de 736 km/L, mas tenham certeza de uma coisa: Com a porta que abrimos aqui, a UNIOESTE, os cursos de engenharia e, principalmente o GCEE nunca mais serão os mesmos.

domingo, 1 de abril de 2012

Diário de bordo: GCEE em Houston #4 - Contratempos

Boa noite pra alguns, bom dia pra outros!

O carro está tinindo! A volta das 17:00 de ontem que iríamos tentar nossa primeira marca foi finalizada bem mais cedo do que eles avisaram, pois haveria um casamento em um restaurante da rua aqui e eles precisavam liberar a passagem para carros. Com isso, a maioria dos carros que estavam na fila, inclusive nós, perderam a oportunidade de tentar a marca.

Ficamos chateados, pois trabalhamos o dia todo buscando estarmos prontos para aquela hora, mas de qualquer forma teremos prioridade na tentativa de amanhã cedo.

Estamos tentando afinar o motor agora durante a noite e vamos chegar bem cedo amanhã pra sermos um dos primeiros da fila.

Os resultados dos demais está muito bom, na faixa de 500 a 600 km/L, mas temos certeza de que se tudo correr bem temos grandes chances de subirmos nesta tabela.

Assim que tivermos novas informações, postaremos aqui!

Obrigado e mãos a obra!

sábado, 31 de março de 2012

Diário de bordo: GCEE em Houston #4 - Dia de altos e baixos!


Oi Pessoal! Demoramos um pouco pra postar mais notícias, mas só porque estamos trabalhando pesado aqui nos boxes. Tudo aqui é bem cronometrado, então temos prazos curtos entre testes e tentativas.

Mas vou começar com as boas notícias:

Hoje cedo, apesar de alguns contratempos, conseguimos finalmente submeter o carro à vistoria técnica e fomos aprovados de primeira!! Foi um momento de grande tensão, pois o nível aqui é altíssimo.

Após a vistoria começamos a regulagem do carro para a primeira tentativa que seria depois do almoço.
Tivemos vários problemas durante a regulagem. A bateria está descarregando um pouco rápido e nosso carregador não consegue acompanhar a troca constante para os testes. Além disso, o etanol deles possui um corante que acabou entupindo nosso bico injetor. Optamos por utilizar o carburador, já que era nossa primeira tentativa.

Fomos para a largada as pressas e não tivemos tempo de testar o carro com carburador. Logo, fomos surpreendidos com a falha do cabo do acelerador já na arrancada devido a troca rápida do método de injeção e em seguida no meio da primeira volta o cabo positivo da bateria arrebentou devido ao terreno um pouco irregular.

Mas fiquem tranquilos, pois às 5 horas de Houston teremos uma nova tentativa e essa vai dar certo.

Algumas marcas já foram realizadas pelas demais equipes e estão superando os resultados dos anos anteriores, mesmo assim, estamos confiantes de que nosso protótipo pode surpreender.

Live Results

A competição está acontecendo neste momento. Clique aqui para acompanhar os resultados ao vivo. No campo 'Energy type', escolha 'Ethanol', e fique na torcida junto com a gente!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Diário de bordo: GCEE em Houston #3 - COMEÇA O SHOW!

Enfim as portas da Shell Eco-Marathon se abriram para o GCEE!


Logicamente, nossa chegada ao local da competição foi com as bandeiras nas costas.
Em seguida começamos a abrir o presente que tinha uma embalagem um tanto quanto reforçada. Dizem para rasgar o papel do presente quando for abrir que dá sorte, mas estava um pouco difícil.



Com a fera já liberta de sua jaula, deixamos ela descansar um pouco com o manto sagrado sobre si enquanto organizávamos seu habitat.


Tudo pronto? Então vamos começar a produção em cima do nosso bem mais precioso:
ETANÓIS BLACK EDITION


Nosso QG. Esse é o local onde passaremos 4 dias planejando, criando, executando e recebendo todos que quiserem aprender conosco, tanto sobre o carro quanto nosso grupo e a cultura brasileira.


Ainda temos muito trabalho para hoje e amanhã, mas temos certeza que esse guerreiro irá passar em todas os testes de segurança e que vai brilhar nas pista da Shell Eco-Marathon.


Um abraço a todos e fiquem atentos â nossas postagens.

PS: Fomos elogiados como a equipe mais animada e divertida até agora pelo pessoal da Shell!

Diário de bordo: GCEE em Houston #3 - O GRANDE DIA!

Bom dia, pessoal! E que dia!!!



Logo cedo  já encontramos muitas outras equipes no café da manhã. Ficamos na mesma mesa que a equipe Sparta, do Rio de Janeiro e já combinamos que o Brasil vai chamar atenção aqui no evento.
Os boxes de todas as equipes brasileiras são lado a lado e já ouvimos falar aqui que a imprensa está interessada em cobrir nossas atividades.

Nossa reunião foi um sucesso, pois revisamos todo o regulamento e não houve surpresas. Estamos preparados para o "check in" ao meio dia daqui, 2 horas da tarde do Brasil.



Agora pouco fomos ao Convention Center para verificar a chegada do carro. Nos deparamos com uma estrutura imensa já montada e nossas caixas já estavam no lugar correto! Só não sabíamos que a área era restrita e entramos correndo com as bandeiras do Brasil em direção às caixas! hehehe

Abaixo as fotos artísticas entre os pedidos pra gente se retirar do local:



Um grande abraço a todos! Ainda hoje teremos mais novidades!

Diário de bordo: GCEE em Houston #2 - Antes do grande dia!

Pessoal! Desculpem a demora pra postar, mas hoje o dia foi corrido.
Estamos na véspera da abertura da Shell Eco Marathon! O protótipo vai ser entregue amanhã de manhã, e ao mesmo tempo estaremos divididos para comprar o que não foi comprado após a primeira reunião em Houston.
Nosso dia começará com uma reunião de revisão do regulamento, para que possamos identificar possíveis problemas antecipadamente.

A abertura do evento acontecerá ao meio-dia no Discovery Green Park, no centro de Houston. Uma galera está virando a noite montando a estrutura toda.

Abaixo temos algumas fotos que mostram o nosso espírito aqui nos EUA e a competição dos anos anteriores! Estamos sentindo a energia positiva de todos que estão torcendo pra gente! Mantenho vocês atualizados com mais um post amanhã de noite!

Montando os kits do material de divulgação






terça-feira, 27 de março de 2012

Diário de bordo: GCEE em Houston #1

O GCEE chegou com tudo em Houston! O hotel é a uma quadra do local da competição e ocorreu tudo a certo na viagem!


Estamos empenhados para deixar tudo pronto para a chegada do protótipo, que está prevista para o dia 29 de Março. Aqui é muito mais fácil de encontrar materiais e peças, porém as caminhadas são grandes! 

É incrível a tecnologia aplicada nas ruas, e o envolvimento das pessoas com ela. A cidade é linda, limpa e organizada.


Estamos focados em deixar a nossa marca nesta cidade e aprender tudo o que for possível para que possamos levar para nossa região e parceiros as oportunidades que eles merecem.
Muito obrigado a todos que nos apoiaram nesta jornada, e fiquem atentos a novas atualizações a qualquer momento!

Já nos sentimos em casa, só falta o arroz e feijão! E chega de BACON!

sábado, 24 de março de 2012

Partiu GCEE rumo à Houston


                Na manhã deste sábado (24), uma parte da equipe do GCEE embarcou rumo à Houston.  O vôo saiu às 6 da manhã do Aeroporto Internacional  Cataratas e irá fazer escalas no Rio de Janeiro e na Cidade do México. São aproximadamente  9000 km de distância e cerca de 9 horas de viagem.
              Os 10 integrantes levaram na bagagem a missão de representar muito bem tanto nossa Universidade quanto nosso país. O grupo já se considera vitorioso por ter conseguido construir o protótipo em tão pouco tempo e conseguido enviá-lo à Houston. Agradece também, a todos que ajudaram a tornar esse projeto possível.
                Vamos ficar na torcida. E novamente, desejamos boa sorte!
                E fica ligado aí no blog, porque nossos correspondentes em Houston nos deixarão por dentro de tudo o que vai acontecer por lá!