segunda-feira, 2 de abril de 2012

Diário de bordo: GCEE em Houston #5 - Portas abertas para o futuro!

Bom dia pessoal!



 Após quatro dias de muito trabalho e esforço, MUITOS problemas, conseguimos, na última chance possível, terminar as 10 voltas necessárias para uma tentativa. E não foi só isso, foi com o motor falhando, a correia estourada, bateria acabando, a Natália (pilota) com vários hematomas e dores de tanto puxar a corda da ignição. Na última volta, devido às irregularidades da pista e da velocidade, um parafuso da sustentação do motor afrouxou e, com isso, o motor saiu um pouco do alinhamento. Na sequencia, a transmissão ficou forçada e estourou inteira, e a Natália conseguiu terminar a última volta na "banguela"!




Foi praticamente um milagre, e acompanhado de muita festa e gritaria por parte de todas as equipes brasileiras o GCEE e a UNIOESTE, junto com todos que apoiaram o projeto, conseguiram participar da Shell eco-Marathon Americas 2012!




Muitos não achavam possível quando decidimos, no começo de Dezembro, vir pra cá. Ainda não tínhamos dinheiro e muito menos um projeto de carro. Tudo isso foi feito a partir de um grupo que realmente aprendeu que não vale a pena perder tempo pensando se é possível ou não, mas sim, agir em busca dos objetivos contando sempre que as pessoas em volta, do PTI, ITAIPU, UNIOESTE, empresas da cidade e principalmente nossos amigos, pais e família têm capacidade e vontade de nos dar o suporte necessário para que possamos mostrar do que somos capazes!



O Brasil tem muito a oferecer para fora, com ênfase em engenharia! Todos aqui se surpreenderam com nosso carro, com o sistema programável de injeção eletrônica, com nossa forma de pressurização de combustível e com a forma que lidamos com o projeto. Surpreendemos eles com o nome da cidade para todos os boxes e equipes, através dos kits que montamos em parceria com a Prefeitura Municipal e do Iguassu Convention & Visitors Bureau, e eles ficaram tão felizes com isso que o diretor geral do evento, durante e cerimônia de premiação nos parabenizou pela iniciativa e pela forma como nos relacionamos com a nossa terra. Muitos deles já planejam vir pro Brasil de agora até a Copa e, com certeza, vão para Foz do Iguaçu!
Ficamos em quinto lugar na categoria ethanol, com aproximadamente 150km/L, bem abaixo do nosso recorde de 736 km/L, mas tenham certeza de uma coisa: Com a porta que abrimos aqui, a UNIOESTE, os cursos de engenharia e, principalmente o GCEE nunca mais serão os mesmos.

5 comentários:

  1. Meus queridos alunos, minha grande equipe.
    Tenho o GCEE no coração pois sei quanto empenho foi necessário para chegar até onde chegaram. Estou muito, mas muito orgulhoso de vocês. Dificuldades não nos faltaram nestes três meses de batalha intensa. Vocês são campeões pois colocaram o carro na pista. Para isso, venceram feras, lutaram contra dragões, pularam diversos precipícios e transpassaram todos os obstáculos. PARABÉNS A CADA UM QUE COLOCOU SEU CORAÇÃO NO PROJETO. O GCEE é primeiro lugar, com certeza.
    Professor Fonteque.

    ResponderExcluir
  2. Grande Equipe GCEE.

    Não tem como medir o orgulho de um Pai (Engenheiro) e uma Mãe , que acompanharam seu filho e uma turma maravilhosa de colegas obstinados, desde o primeiro carro QUATI 1 a quase 4 anos, que nasceu aqui na nossa empresa, até o dia de hoje, e ver o progresso que vocês tiveram neste curto período de tempo.
    Sebemos como poucos, cada minuto de trabalho que vocês dedicaram a este projeto, e estar hoje entre os 5 melhores carros DAS AMÉRICAS na categoeia Etanol é uma conquista que vai ficar pra história.
    Como engenheiro posso avaliar o quanto vocês aprenderam e cresceram como profissionais , em todos os sentidos, e tenham a certeza que se continuarem assim , farão a diferença depois de formados e seu sucesso será cada vez maior.
    Quando apoiamos a criação do Curso de Engenharia Elétrica e Macânica em Foz do Iguaçu a alguns anos atrás, sabíamos que seria muito importante para nossa cidade e região , mas vocês estão provando que tudo pode ir muito mais além do que sonhamos, basta ter DEDICAÇÃO e colocar o CORAÇÃO em tudo que se faz.
    PARABÉNS FUTUROS ENGENHEIROS E ENGENHEIRAS DA UNIOESTE DE FOZ DO IGUAÇU , vocês ajudaram a levar o nome da nossa UNIOESTE e de FOZ DO IGUAÇU para o mundo, não só por ser uma DAS SETE MARAVILHAS DA NATUREZA , mas também agora como um novo polo de EDUCAÇÃO E DE TECNOLOGIA, e nós temos muito orgulho de colaborar e trocer muito para que isso acontecesse.
    VOCÊS SÃO NOSSO CAMPEÕES.
    Abraços. Roni e Vaní Temp

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mulekada, são nesses momentos que podemos ver que todo o esforço vale a pena.

    Muito bom gente, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Vocês são demais, GCEE!!! Tenho muito orgulho de todos vocês! Faço minhas as palavras do professor Fonteque, do Roni e da Vani!!! PARABÉNS!!!!
    Adriana (mãe da pilota cheia de hematomas, a Natália... rs...).

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a toda a equipe...professores e alunos...acreditaram que era possível e foram a luta...depois desta experiência os problemas parecerão menores para este grupo...as lições apreendidas irão ecoar na vida de cada um por muito tempo...abraços...

    ResponderExcluir