segunda-feira, 20 de junho de 2011

Planeta Sustentável


           Uma pausa para a apresentação de um diferencial muito importante. O grupo GCEE adere ao Programa Recompense. Uma parceria entre o GCEE e a empresa Palmares, incubada no Parque Tecnológico Itaipu - PTI irá tornar mais sustentável nosso projeto. Pela primeira vez, será elaborado um inventário de emissões de gases de efeito estufa de todas as etapas de planejamento e construção dos três protótipos de veículos: movidos à energia elétrica, gasolina e etanol. Todo carbono emitido  convertido em mudas de árvores nativas da mata atlântica, de modo que toda a emissão seja compensada.
            O inventário de emissões leva em consideração a distância percorrida pelo grupo de suas residências até a oficina, o meio de transporte utilizado, consumo de materiais, energia elétrica, resíduos gerados, entre outros. Ao final de todo o processo, incluindo os testes feitos com os carrinhos e até mesmo a emissão de carbono do ônibus que levará o grupo à São Paulo,  será compensado.
             A idéia é expandir o conceito para fora da oficina também. Incentivar ações que acabem provocando menor impacto ao meio ambiente, como a utilização do transporte público, carona solidária, eficiência energética em casa e no trabalho, bem como da compra de produtos certificados com selos ambientais, como por exemplo o internacional Leed (para edificações), o FSC e o Cerflor (para produtos florestais), o Procel (para eletrodomésticos), o internacional Rainforest Alliance Certified (para alimentos) e o IBD e o Ecocert (para orgânicos e cosméticos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário