quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Diário de Bordo 1 #Maratona Nacional (Curitiba)

E agora mais um desafio para o GCEE : Maratona Nacional da Eficiência Energética !


No dia 23/07 (segunda-feira) , por volta das 23:00 horas,partimos com destino a Pinhais,Curitiba. Os 20 integrantes,levavam na bagagem todo seu esforço ,dedicação e comprometimento com o projeto. Além dos carrinhos,é claro hehe. Dentre eles,10 eram os novos integrantes da equipe,que haviam passado pelo teste seletivo recentemente.


Por volta de 01:00,nosso ônibus parou em Matelândia e,apresentava alerta de alta temperatura no motor, rompimento de uma mangueira de água. Como não havia uma forma de ser reparado naquela hora,tivemos que aguardar um outro ônibus. 
     Demorou mas,chegou!!


As 03:30 o novo ônibus chegou ,repassamos as bagagens e logo em seguida seguimos nossa viagem!! Todos cansados mas,entusiasmados e ansiosos para a maratona.


Enfim,por volta de 12:30 estávamos lá : Kartódromo Raceland, em Pinhais,Curitiba! E,nos deparamos com o novo. Diferentemente da competição do ano passado,não ficamos em boxes e,dividimos um espaço só ,com todas as universidades participantes.


Essa Maratona contava com novos patrocinadores e um nível muito maior. A vistoria era feita por uma empresa terceirizada; a Discovery Turbo cobriu  todo o evento ,sem contar que ela escolheu 2 dos nossos carros (dentre os 9 que ela iria escolher) para aprofundar mais na matéria. Isso já era uma vitória pro GCEE!


Ainda no mesmo dia,trabalhando nos carros, por volta da 20:00,levamos o carro a gasolina ( o de Houston) para a vistoria. Para nossa surpresa,nosso carro não foi aprovado. Ele possuía um sistema de direção por manches. E a competição exigia uma direção rotativa. Não esperávamos algo parecido.Pelo menos não por esse motivo. 


Mudar o sistema de direção naquele momento pareceu impossível . Precisávamos de material ,máquina de solda..enfim,o que não tínhamos ao nosso alcance lá. Então,naquele momento,foi sugerido usar o carro flex. Assim que corria o etanol,mudava-se para o gasolina porém teríamos que trocar todo o sistema e,não só a mangueira de combustível mas,sim o motor! Era uma saída.Desafiadora.


Após a vistoria,voltamos ao nosso espaço,um pouco decepcionados com a desaprovação do carro. Além disso,não podíamos ficar no kartódromo para trabalhar até mais tarde. Porque a partir do segundo dia fechavam o espaço por volta das 19:00. Tivemos que nos virar quanto a isso,pois assim como todas as equipes,precisávamos trabalhar nos carros.


Com certeza ,esse primeiro dia foi desafiante. O diferencial estava na postura diante destas situações e,a equipe mantinha seu foco.



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